Pular para o conteúdo principal

PL de Fábio Faria altera ECA para incluir classificação etária em vídeos da internet

O Deputado Federal Fábio Faria (PSD-RN) apresentou esta semana um Projeto de Leipara alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente e incluir o aviso de classificação etária dos conteúdos audiovisuais disponibilizados na internet.
A ideia é que provedores assegurem o aviso sobre a faixa etária a qual se destinam os conteúdos, antes da sua exibição. Assim, caso o vídeo seja considerado inadequado para crianças, deverá alertar a que faixa etária não se destina.
“O objetivo da medida é assegurar aos pais e responsáveis, um instrumento efetivo de defesa das crianças contra programações que atentem contra os valores éticos e sociais da pessoa e da família. Cenas de sexo e nudez, violência, drogas ou vocabulário inadequado para o público infantil vão determinar a classificação etária dos conteúdos”, explica o parlamentar potiguar.
Regulamentação necessária
O projeto também garante que qualquer pessoa física ou jurídica poderá encaminhar ao Poder Executivo, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, por meio de canal de atendimento na internet, representação ou denúncia fundamentada sobre conteúdo disponibilizado na internet em desacordo com a classificação etária.
Vale ressaltar que na TV aberta a legislação brasileira já prevê a chamada classificação indicativa dos programas. Entretanto, com o avanço da tecnologia, dos canais de TV por assinatura e das plataformas virtuais, esse novo segmento, ainda necessita de regulamentação.