Pular para o conteúdo principal

Autorizado estudo para a Barragem das Traíras, no Seridó


Foi publicada na edição desta quinta-feira (7) do Diário Oficial do Estado a autorização para o início dos estudos e elaboração do projeto de recuperação da barragem Passagem das Traíras, localizada no município de São José do Seridó, na região Seridó potiguar.
Relatório divulgado em 2018 pela Agência Nacional de Águas revelou danos estruturais no reservatório, que tem capacidade para 50 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente, no entanto, a barragem está quase que totalmente seca.
A ordem de serviço foi assinada na quarta (6) pelo secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), João Maria Cavalcanti. “Conforme prometido na visita técnica que fiz semana passada, a governadora Fátima Bezerra tomou providências e conseguiu empenhar R$ 575 mil do tesouro estadual, que serão investidos nessa ação. Recuperar reservatórios é uma prioridade dela nesse início de gestão”, afirmou o secretário.
A situação de Passagem das Traíras voltou a chamar a atenção nestes últimos dias em razão da catástrofe ocorrida com o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em Minas Gerais. Até esta manhã, estavam confirmadas 150 mortes, com 134 corpos identificados. Há ainda 182 pessoas desaparecidas.
G 1