Pular para o conteúdo principal

Mossoró é a 1ª cidade do RN a emitir Certificado Internacional de Vacinação

Os mossoroenses que precisam viajar para países que exigem a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) agora terão mais comodidade na emissão do documento. O Município, por meio da Secretaria de Saúde, está sendo o primeiro do Estado a emitir o certificado, que anteriormente só era possível pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Moradores de outras cidades do RN também poderão ser atendidos em Mossoró.
A Secretaria de Saúde vinha articulando junto a ANVISA a possibilidade de Mossoró ter um ponto de emissão. A prefeitura seguiu todos os trâmites legais, conseguiu espaço físico para o setor, capacitou servidores da saúde do município emitindo certificados na semana passada, que agora estão aptos a atenderem a sociedade.
O Certificado Internacional de Vacinação é emitido gratuitamente e sai na hora e é emitido na Secretaria de Saúde. Para agilizar ainda mais esse processo, o usuário pode realizar um pré-cadastro no site da ANVISA (viajante.anvisa.gov.br/viajante/), em “Cadastrar Novo”. Logo em seguida deve se dirigir à Secretaria de Saúde, ao Setor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), com Cartão Nacional de Vacinação atualizado e documento de identidade original com foto. São aceitos como documentos de identidade a Carteira de Identidade (RG), Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros documentos.
A emissão do CIVP no PNI funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. A sede funciona no prédio da Secretaria de Saúde, na Rua Pedro Alves Cabral, n° 01, Aeroporto. Mais informações pelo telefone 3321-7382.