Pular para o conteúdo principal

Prefeita Márcia Nobre se reúne com moradores do assentamento João da cruz e diz que irá lutar até o fim para que a comunidade volte a pertencer a Florania

Prefeita Márcia Nobre afirmou que está lutando com todas as forças para que a comunidade volte a pertencer ao município. “Estamos buscando as esferas administrativas e vamos acionar as vias judiciais para assegurarmos o direito legítimo do nosso povo.”

Blog do Tonny: Cerca de duzentas famílias residentes no Assentamento João da Cruz se mobilizaram na tarde desta quinta-feira (02), reivindicando um conjunto de ações pertinentes à volta da área geográfica da comunidade para o município de Florânia. O encontro aconteceu no pátio da Escola Municipal Francisca Leonísia da Cruz e contou com a presença da prefeita Márcia Nobre, vice-prefeito Claudio Pinheiro, Pe. Gleiber Dantas, vereador Manoel Pinto, secretários e população em geral.

O objetivo é unir esforços entre a comunidade e as esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, sociedade civil organizada e instituições, visando pleitear junto às lideranças políticas, órgãos governamentais e, se necessário, vias judiciais para assegurar a correção da revisão territorial feita com base num relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e através de projeto encaminhado ao Legislativo Estadual, em que os limites do Povoado João da Cruz foram redefinidos pela Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (SEARA), em que a comunidade deixou de pertencer a Florânia e passou a ser território de Santana do Matos, apesar de o único acesso ser pela primeira cidade e toda a estrutura da localidade ter sido desenvolvida também por ela.

Márcia Nobre garantiu que está lutando com todas as forças para que a comunidade volte a pertencer à área geográfica de Florânia. “Estamos batalhando para que o Assentamento João da Cruz volte a integrar o território de Florânia. Tudo que existe na comunidade foi implantado e sempre foi mantido pela Prefeitura de Florânia, como escola, quadra de esportes, posto de saúde, coleta de lixo, manutenção de estradas e demais serviços públicos. O desejo do povo é de voltar a fazer parte da nossa área geográfica. Então estamos lutando em todas as esferas administrativas e vamos buscar as vias judiciais para assegurar o direito legítimo do nosso povo”, destacou Márcia Nobre.