Pular para o conteúdo principal

Aposentadoria por tempo de contribuição tem alta de 35%


ORG XMIT: 191001_0.tif Fila em posto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na zona leste de São Paulo (SP); informações desencontradas fizeram segurados ir até os postos para esperar por atendimentos que só seriam feitos em 4 de junho, após as 8h. Os grevistas do INSS decidiram acabar com a greve e as agências devem voltar ao funcionamento normal. (São Paulo, SP, 03.06.2004. Foto: Gustavo Roth / Folhapress. Negativo 200406743)
A concessão de aposentadorias por tempo de contribuição –modalidade que será extinta com a aprovação da reforma da Previdência– aumentou 35% em 2016, segundo dados do INSS.
Greves de servidores da Previdência em 2015, a entrada em vigor da chamada fórmula 85/95 e a escalada do desemprego ajudam a explicar a alta nas concessões, segundo especialistas.
Para efeito de comparação, em 2015, houve alta de apenas 1,6% em relação ao ano anterior. Em 2016, foram concedidas 432 mil novas aposentadorias por tempo de contribuição. Em 2015, foram 320 mil.
Para o economista Pedro Nery, consultor do Senado, o desemprego e a falta de perspectiva de voltar ao mercado levaram trabalhadores que já tinham direito de se aposentar a fazer o pedido do benefício, ainda que não tivessem conquistado o tempo de contribuição necessário para receber o valor máximo do INSS.
A adoção da fórmula 85/95 a partir de novembro de 2015, diz, também contribuiu.
A regra permite ao trabalhador que atingir 85/95 (mulher/homem), com a soma de idade e tempo de contribuição, alcançar um valor maior com a aposentadoria. É uma alternativa mais favorável ao segurado do que o fator previdenciário, mecanismo instituído em 1999 que reduz os benefícios de quem se aposenta precocemente.
O fator previdenciário foi criado para desestimular o benefício precoce, mas nunca gerou esse efeito. Por ser uma regra dura, as pessoas preferiam se aposentar mais cedo (em média com 54 anos), mesmo ganhando menos. Nery diz que a 85/95 teve, no entanto, o efeito de uma “contrarreforma” da Previdência com impacto relevante no salto da concessão de aposentadoria por tempo de contribuição.
FOLHAPRESS