Pular para o conteúdo principal

Candidato pró-Rússia vence eleições presidenciais na Bulgária

Rumen Radev, apoiado pelos socialistas, ganhou com 59,35% dos votos. Primeiro-ministro do país anunciou demissão após derrota de sua candidata.
Rumen Radev fala durante uma conferência de imprensa após as eleições na Bulgária, neste domingo (13) (Foto: AP Photo/Darko Vojinovic)
Rumen Radev fala durante uma conferência de imprensa após as eleições na Bulgária, neste domingo (13) (Foto: AP Photo/Darko Vojinovic)
Da France Presse – Rumen Radev, candidato apoiado pelos socialistas e favorável à Rússia, venceu as eleições presidenciais deste domingo (14) na Bulgária, com 59,35% dos votos, segundo resultados oficiais comunicados pela comissão eleitoral.

A candidata do primeiro-ministro Boiko Borisov e seu partido conservador Gerb, Tsetska Tsatcheva, obteve 36,17%, depois de apurados 99,33% dos votos.

Radev, ex-piloto e chefe da Aeronáutica, se declarou no domingo favorável a “um bom diálogo cm os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia”.

Borisov anunciou sua demissão após a derrota de sua candidata.

A Bulgária é uma república parlamentar, por isso tem um presidente com funções protocolares e que representa uma autoridade moral.

A eleição de Radev não implicava necessariamente a demissão de Borisov, mas, como representa um governo minoritário apoiado pelos nacionalistas, ele declarou que os resultados revelam uma falta de apoio por parte dos eleitores.