Pular para o conteúdo principal

Governo do RN articula ações integradas para combate ao mosquito Aedes Aegypti


governo_dengue
Reunião realizada na tarde desta quinta-feira (17), no Gabinete Civil, com representantes de diversas secretarias estaduais, tratou sobre as ações integradas que deverão ser realizadas no Rio Grande do Norte para intensificar o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças dengue, chikungunya e zika.
Sob a coordenação da Defesa Civil, as ações seguirão diretrizes do Plano Nacional de enfrentamento à Microcefalia, divulgado este mês pelo Governo Federal. Conjuntamente, as secretarias articulam ações integradas, no âmbito estadual, para mobilização da população no combate ao mosquito. Estas ações serão definidas até o próximo dia 22 de dezembro, em nova reunião, onde será elaborado o plano estadual de ação.
Um dos principais objetivos da força-tarefa é reduzir o índice de infestação do Aedes Aegypti para menos de 1% em todos os municípios do Estado. O Plano Nacional também prevê a intensificação da campanha de combate ao mosquito no período entre dezembro de 2015 e junho de 2016, bem como a inspeção de todos os domicílios e instalações públicas e privadas urbanas até 31 de janeiro de 2016.
Também será criado um Sistema de Coordenação e Controle, para intensificar as ações de mobilização e combate ao mosquito, através da articulação de diferentes órgãos, definição de estratégias para redução da força de transmissão das doenças e monitorar o controle do vetor e de seus criadouros.