Pular para o conteúdo principal

Em discurso na Assembleia Robinson convoca poderes e sociedade a fortalecer o RN


O governador Robinson Faria foi homenageado na manhã de hoje (18) dentro das comemorações pelos 180 anos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, quando, em sessão solene, 15 ex-presidentes foram agraciados com a Medalha do Mérito Legislativo.

Na sessão solene Robinson Faria discursou representando todos os ex-presidentes e lembrou os 26 anos nos quais exerceu mandato parlamentar e os oito anos como presidente da Casa. Foi na Assembleia Legislativa que o governador iniciou sua carreira política, em 1986, quando foi eleito o deputado estadual mais jovem do Estado. “O parlamentar é o principal intérprete da sociedade. Ele representa as regiões do Estado”, afirmou para citar que como presidente daquela Casa instalou a TV Assembleia, segunda em todo o país, o Fórum Permanente de Debates, que abriu o Legislativo à participação direta de todos os segmentos da sociedade, e o Instituto do Legislativo Potiguar (ILP), também conhecido como escola do Legislativo que qualifica o servidor e oferece cursos à população em geral.

Robinson também citou a Assembleia Cidadã, a Assembleia Itinerante e a Assembleia Cultural, programas criados em sua gestão como presidente, que ampliaram a participação da população no processo legislativo e no acesso aos seus direitos. O governador destacou, ainda, a criação da Assessoria Jurídica gratuita da Assembleia Legislativa que chegou a realizar cinco mil atendimentos em um ano à população menos favorecida.

O governador lembrou que ele e o vice-governador Fábio Dantas saíram do Legislativo para assumir, “pelo voto livre da população”, a administração estadual. “Saímos daqui para ocupar o cargo que é o maior desafio para o homem público, exercer o governo do seu Estado”, disse, para fazer um rápido balanço das ações do primeiro ano da gestão: “Este é o momento em que mais se fala de crise. Mas, graças a Deus, chegamos ao fim do ano dentro da normalidade, ao contrário de outros estados, como o Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, que não conseguem pagar em dia os servidores públicos e esgotaram a capacidade de investimentos. Aqui conseguimos ampliar a atividade turística em 30%, estamos tocando obras como adutoras, estradas, os acessos ao aeroporto, e pagar aos servidores em dia. Tudo isso é possível graças ao apoio e a parceria que temos com o Poder Legislativo”.

Ao agradecer a homenagem, Robinson Faria também reconheceu “a confiança da população que me elegeu governador, aos parlamentares estaduais, à bancada federal, ao Ministério Público, ao Judiciário” e conclamou todos a darem as mãos para o Rio Grande do Norte prosperar. “2016 será melhor do que 2015. Só depende de nossa vontade, do nosso trabalho, da nossa união. O Rio Grande do Norte hoje é uma só família. A campanha eleitoral acabou, as bandeiras devem ser guardadas. Vamos sim lutar e trabalhar todos juntos para sermos mais fortes”, encerrou.

Além de Robinson Faria foram homenageados os ex-presidentes José Rocha, Ezequiel Ferreira, Alcimar Torquato, Luiz Antonio Vidal, Carlos Augusto Rosado, Antonio Willy Saldanha, Nelson Freire, Vivaldo Costa, José Adécio Costa, Raimundo Fernandes, Leonardo Arruda, Álvaro Dias, Márcia Maia e Ricardo Motta.