Pular para o conteúdo principal

Investigações da Operação Dama de Espadas seguem suspensas

O Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte manteve nesta quarta-feira (28) a suspensão das investigações da Operação Dama de Espadas, até que o julgamento do mérito da reclamação apresentada pela Assembleia Legislativa, em consonância com a Procuradoria Geral do Estado, seja apreciado. A investigação descortinou um suposto esquema de fraudes e desvios de recursos públicos no âmbito do Poder Legislativo.
A decisão unânime dos desembargadores deverá adiar, por pelo menos mais 15 dias, a retomada ou não das investigações relativas à operação. Caso seja mantido, no julgamento do mérito da ação, a suspensão das investigações, o Ministério Público Estadual deverá recorrer a um dos Tribunais Superiores para tentar reverter a medida.
A decisão desta quarta-feira se deu após quatro declarações de suspeição dos desembargadores Dilermando Mota, Judite Nunes, Saraiva Sobrinho e Glauber Rego. Inicialmente, o relator do processo, Cornélio Alves, deu parecer favorável à exclusão da Assembleia Legislativa do polo ativo da causa, tirando da instituição a legitimidade de defender os detentores de foro privilegiado. O Ministério Público vai analisar se há alguma medida a ser tomada para dar celeridade ao processo que suspendeu a investigação.