O estudo realizado pela Consultoria
Oxford Economics, uma das maiores consultorias econômicas do mundo, aponta que o
hub poderá trazer um crescimento adicional de US$ 374 milhões por ano ao PIB do
Rio Grande do Norte. Isso representa R$ 7,1 bilhões em um período de cinco anos,
considerando a cotação atual. Todos os números foram apresentados em reunião
realizada na tarde de hoje (17), na sede do grupo Latam, em São Paulo.
O levantamento faz parte
das análises conduzidas pelo grupo Latam, que considera três estados na disputa
pelo centro de conexões de voos internacionais e nacionais do Nordeste: Rio Grande
do Norte, Ceará e Pernambuco. Na avaliação do governador Robinson Faria, que acompanhou
a apresentação, o resultado é bastante positivo.
“O
estudo econômico
apresentado hoje pela Latam mostra que Natal continua muito forte na
disputa
pelo hub. A presidente do grupo, Claudia Sender, foi muito clara em
afirmar que
aquele estudo não era um indicativo da escolha para nenhum dos estados,
mas uma
apresentação dos potenciais econômicos e do que o hub deve levar ao
estado que
for escolhido. O estudo mostrou que temos viabilidade e eu estou ainda
mais
otimista de que levaremos o hub” destacou o governador Robinson Faria. A
reunião também contou com a participação da bancada federal potiguar,
de secretários de estado e de representantes municipais de Natal e São
Gonçalo do Amarante.
Segundo o relatório, mais
de um terço do impacto econômico (42%) em Natal virá dos setores de transporte
e armazenagem, 17%, virão do setor de atacado e varejo, e 11% dos setores de
hotel e alimentação. O impacto de empregos será menos concentrado, sendo que
22% virão dos setores de transporte e armazenagem, 31% de atacado e varejo, e
17% de hotéis e alimentação. A estimativa, é de que sejam gerados cerca de 24
mil empregos, o que representa um incremento de cerca de 7,2% no
número de vagas.
O
hub ainda poderá complementar e fortalecer as estratégias de
desenvolvimento econômico. Para a capital potiguar, o estudo aponta que
poderá ampliar o potencial de turismo de lazer e
expandir o turismo de negócios, gerando também uma simbiose positiva
entre
ambos, com os visitantes corporativos aproveitando as opções locais de
lazer.