Pular para o conteúdo principal

Governo do RN trabalha para implantar terceiro geoparque da América do Sul

O Governo do RN está trabalhando para implantar na região do Seridó o segundo geoparque do Brasil e o terceiro da América do Sul. O conceito de geoparque, no entanto, já está espalhado em 32 países e desencadeia interesse crescente em muitos outros. Isso porque trabalha o desenvolvimento econômico sustentável. Funciona como um parque delimitado pela riqueza geológica. E nessa área a comunidade se envolve em atividades inerentes à região, particularmente de caráter turístico e cultural.
“A criação do geoparque do Seridó será um passo importante para a interiorização do turismo, e dar a devida valorização às riquezas geológicas e arqueológicas que temos no Rio Grande do Norte. Nosso governo está seguindo todas os orientações técnicas para viabilizar este parque. Com ele, teremos um novo momento no que se refere ao desenvolvimento sustentável dos municípios incluídos, além de mais uma atração turística aos que visitam o nosso estado”, afirma o governador Robinson Faria, que determinou à Secretaria Estadual de Turismo que trabalhe na viabilização do projeto.
O geoparque mais antigo da América do Sul funciona em Araripe, no Ceará. E recentemente o Uruguai regularizou um. No Rio Grande do Norte o projeto está adiantado e conta com total apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo. E nesta quinta-feira (3), em parceria com a Procuradoria Geral do Estado e a UFRN, será promovido o workshop ‘Projeto Geoparque Seridó: realidades e desafios’ no Centro de Convenções, das 9h às 12h e das 14h às 17h.