Pular para o conteúdo principal

Exposição permanente “Casa dos Milagres: Santos e Ex-votos” é inaugurada no Centro de Turismo de Natal

9613
A nova “Casa dos Milagres: Santos e Ex-votos”, da coleção do professor e merchand Antônio Marques, localizada na antiga capela do Centro de Turismo, que ficou fechada por mais de 30 anos, foi inaugurada na noite de ontem (28). Estiveram presentes na solenidade a governadora Rosalba Ciarlino, a secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado e o secretário de Estado do Turismo, Renato Fernandes. Com o objetivo de reconhecer e valorizar as riquezas, a fé e a religiosidade do povo nordestino, a exposição permanente é composta por um conjunto de obras que integram uma coleção particular reunida desde 1960.
A mostra reúne 2.552 objetos religiosos, particularmente santos e ex-votos. As peças foram coletadas, em sua maioria, no Estado. Apenas 5% vêm de fora do RN, da Europa, da América Latina e de outros estados brasileiros, em particular Ceará e Bahia. Em todo o acervo, cerca de 30 artistas potiguares estão representados, entre eles Gean de Santa Cruz, Seu Chico de Currais Novos, e Luiza Dantas. Ainda assim, a identificação de todas as obras é dificultada, mas estima-se que 90% dos trabalhos são de artesãs potiguares. Localizado atrás do altar da antiga capela fica um espaço destinado apenas para homenagear um artista a cada mês. Para a inauguração, Luiza Dantas foi a escolhida. Nascida em São Vicente, interior potiguar, ainda na juventude mudou-se para Currais Novos, onde vive até hoje.
O Santuário de Nossa Senhora Menina é uma das fontes da coleção do professor Antônio Marques que compõe o acervo da exposição que será aberta ao público nesta quarta-feira, 28, no Centro de Turismo em Natal. Entre mais três santuários, os altares visam divulgar o roteiro da fé do RN.