Pular para o conteúdo principal

Semarh e Caern alertam para desvios ilegais e uso racional da água


coletiva agua
Joana Medeiros, Leonardo Rego e Yuri Tasso
Em coletiva realizada na tarde desta terça-feira (26), o secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo e o diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do RN, Yuri Tasso apresentaram à imprensa dados sobre os desvios ilegais em adutoras por todo Estado, a necessidade de racionamento no consumo de água e as principais ações desenvolvidas pela Semarh para enfrentar os efeitos da estiagem.
O presidente da Caern falou do trabalho que está sendo desenvolvido pela empresa para combater o desvio de água e que essa é uma ação conjunta com o Ministério Público Estadual e da Polícia Militar. “A população é a grande prejudicada com o desvio dessa água. Para se ter idéia, uma única pessoa que desvia pode prejudicar o abastecimento de uma cidade inteira”, disse Yuri.
Na ocasião, Yuri citou um caso recente que aconteceu no município de Santa Maria.  Segundo ele, alguns usuários abastecidos pela adutora Monsenhor Expedito, estavam desviando água da contabilidade do Hidrômetro. ”Descoberta e combatida a fraude, o abastecimento da cidade melhorou em 30%”, disse ele.
Durante a coletiva, o secretário Leonardo Rêgo, falou das obras que a Semarh vem desenvolvendo nos últimos seis meses. ”Instalamos mais de 150 poços e recuperamos 140. Além disso, temos uma carta consulta aprovada na FUNASA para instalação de 847 poços no estado, estamos aguardando a liberação dos recursos pelo Ministério da Integração” disse Leonardo. “Uma ótima notícia para o estado é  a assinatura do termo de compromisso, que acontecerá no dia 1° de abril, entre a Semarh e o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), para a construção da Barragem de Oiticica”, acrescentou Leonardo.
O titular da Semarh falou ainda sobre outros projetos que já têm recursos assegurados na União, entre eles, a Barragem de Umarizeira, no município de Umarizal, a Barragem de Poço de Varas, no município de Coronel João Pessoa e a Barragem Pedra Branca, no município de Angicos. A respeito da construção de cisternas, o secretário ressaltou que só pela Semarh serão construídas 1.285 até o final do ano.
Outro tema abordado durante a coletiva foi o uso racional da água. A coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Joana Medeiros, falou do trabalho desenvolvido pela Secretaria no que diz respeito ao monitoramento dos grandes reservatórios do Estado. De acordo com Joana, junto com o trabalho de medição de da situação volumétrica dos açudes também é discutida com a comunidade a gestão da água daquele reservatório. “Nessa situação extrema e adversa que é a seca, estamos orientando a população do interior para usar água com bastante cautela e priorizar o abastecimento humano”, disse Joana.